Que horas são?

Comentários e Sugestões...

Usa este espaço para fazer os teus comentários e sugerir actividades...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

BREVE HISTÓRIA DA PÁSCOA

A páscoa, ou Pessach (passagem em hebraico), possui três significados. Para os cristãos é um acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento. Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos, no Egipto.

O terceiro significado da Páscoa é pouco conhecido. Trata-se de uma festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã no segundo milénio antes de Cristo. No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam as suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis. A festa da Páscoa pedia protecção durante a travessia.

A palavra páscoa não está relacionada unicamente com o significado simbólico de “passagem”, mas também com a posição da páscoa no calendário, segundo os cálculos que se referem à última ceia.

Na tradição moderna, a páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate. Alguns historiadores sugerem que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa, como os ovos de chocolate,os ovos coloridos e o coelhinho da páscoa ,são vestígios culturais das festividades da primavera em honra de Eostre ,que, posteriormente, foram aprendidas pelas celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos.

Um ritual adaptado pela Igreja Católica no começo do 1o milênio depois de Cristo que fundiu com a festa da Páscoa, ocorreu no equinócio da primavera, quando os participantes pintavam e decoravam ovos e os escondiam, enterrando-os em tocas nos campos.

Mundo Educação » Páscoa » História da Páscoa

Sem comentários:

Racismo - Diz NÃO!!!

Combate a ignorância!... Trabalho realizado por Rita Mendes, do 12º 3, em 11 de Dezembro de 2007.

Antonio Valdez Entrevista Edite Rosario.mp3

Hinos de Países Lusófonos

Powered by eSnips.com